Foi inaugurado este sábado, dia 12 de novembro, o circuito pedonal da Albufeira da Pala, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, concelho de Baião.

O circuito estende-se por cerca de 900 metros, à face da Estrada Nacional 211, tem 2,50 metros de largura e foi executado em guias de granito, apresentando uma plataforma em betão poroso pigmentado e incorporando uma guarda de proteção em ferro em toda a sua extensão.

Nesta obra de requalificação do espaço ribeirinho de Baião, foram investidos “mais de 600 mil euros”, segundo o presidente da autarquia, Paulo Pereira, sendo que foi financiada euros pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

“Hoje, fico aqui muito satisfeito. É um percurso de cerca de um quilómetro com todas as condições de largura, de profundidade, de segurança, de beleza… e que vai permitir fruir deste espaço”, afirmou o autarca, sublinhando que esta é “uma das zonas mais bonitas do concelho de Baião”.

“Há muitos anos havia um anseio grande também da população local, mas, obviamente, enquanto um postal dos mais bonitos do nosso território, havia esta intenção de podermos fazer um percurso pedonal marginal ao rio, várias possibilidades também em função daquilo que seria a disponibilidade financeira. Felizmente, recorrendo ao último quadro comunitário, houve a possibilidade de haver duas gavetas diferentes que puderam conformar-se para que apresentássemos um projeto arrojado”, continuou.

“Estamos já empenhados em ver se haverá neste novo quadro comunitário de apoio mais possibilidade de investimento, pois gostaríamos muito de poder estender ainda mais este percurso, nomeadamente, até à estação de Mosteirô”, revelou.

Para o presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, “é um orgulho enorme ser autarca desta freguesia e do concelho de Baião” e este percurso veio trazer “uma mais-valia”.

Com este percurso foi feito um “elo de ligação entre Ribadouro e Ancede, porque, ao fim de semana, as pessoas de Ancede vêm para aqui caminhar”.

“Todos têm melhor qualidade para poderem circular para fazer as suas caminhadas com a família, com os grupos de amigos e junto ao rio Douro, junto à Albufeira da Pala. Não hajam dúvidas de que é uma maravilha fazer este percurso pedonal”, exclamou.