“Inventar-se de Gente” é um itinerário sonoro e performativo, protagonizado pelo grupo O Som do Algodão, que une os contos de Agustina Bessa-Luís, a poesia de Daniel Faria e o imaginário das obras de Nuno Higino à tradição oral do território da Rota do Românico. Vai passar pelos concelhos de Cinfães, Resende e Castelo de Paiva esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de fevereiro.
Esta sexta-feira, pelas 14h30, vai passar pelo Auditório Municipal de Cinfães e, pelas 21h00, pelo Auditório Municipal de Resende. No sábado, vai estar no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, pelas 21h00. Os espetáculos são gratuitos, condicionados à lotação dos espaços, por ordem de chegada, informa um comunicado da Rota do Românico.
Este evento, integrado no projeto “Ver do Bago”, percorreu Celorico de Basto, Amarante, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Felgueiras, Paredes, Resende, Cinfães e Castelo de Paiva, durante os meses de novembro, dezembro e fevereiro, em nove apresentações de 40 minutos, direcionadas para crianças (M/4) e famílias.
Baseado no cancioneiro tradicional e na tradição oral do espaço geográfico da Rota do Românico, a partir de “Contos Amarantinos”, de Agustina Bessa-Luís, “Poesia”, de Daniel Faria, “O Crescer das Árvores e Onde Dormem os Pássaros?”, de Nuno Higino, O Som do Algodão propõe “uma viagem de sensações”, que parte da paisagem natural dos vales dos Sousa, Douro e Tâmega.
O projeto “Ver do Bago”, promovido pela Rota do Românico, é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação O Vinho, a Arte e os Homens.