cinfaes serpa pinto
Publicidade

Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, deslocou-se a Oliveira do Douro para ver os trabalhos na Quinta do Paço da Serrana, onde está a nascer o projeto “Serpa Pinto Discoveries”. O presidente foi acompanhado pelo vice-presidente Serafim Rodrigues e pelo vereador Carlos Cardoso. 

Trata-se de um investimento superior a 2,3 milhões de euros, que vai transformar aquele espaço, onde viveu o explorador cinfanense Serpa Pinto, num “dos ex-libris do concelho. A Quinta do Paço da Serrana, com uma área de 20ha, tem um valor histórico, patrimonial e natural inestimável. Com a execução desta obra será transformada num conjunto de valências que passam pela investigação científica, lazer, desporto, cultura e turismo”, foi referido pela autarquia.

A casa mãe dará lugar a um museu interativo dedicado ao legado de Serpa Pinto, com um espaço de investigação ligado às universidades e à sociedade portuguesa de geografia, e um espaço de interpretação das artes e ofícios tradicionais, etnografia e folclore. “O projeto inclui ainda a requalificação da área florestal, onde serão criados percursos pedestres, pontos de observação da natureza, da fauna e flora. Haverá ainda uma quinta pedagógica, que permitirá o contacto com os animais e o vivenciar do mundo rural, bem como a cultura do vinho verde e frutos típicos da região”, foi ainda explicado.

Este investimento é financiado pelo Programa de Valorização dos Recursos Endógenos (PROVERE).