Este domingo, dia 15 de maio, terá lugar a inauguração do Observatório da Natureza de Marcelim, na freguesia de Tendais, no concelho de Cinfães. O evento acontece pelas 14h30 e é aberto à população em geral.
O programa da inauguração contempla uma apresentação musical a cargo dos cinfanenses Carlos Melo, Pedro Remuge e Anselmo Vasconcelos. No final, será servido um verde de honra pela Escola Profissional de Cinfães.
O Observatório da Natureza de Marcelim corresponde a investimento superior a 250 mil euros que, de acordo com a autarquia cinfanense, “nasceu num ponto estratégico do território, próximo à Capela da Nossa Senhora dos Milagres, a partir do qual é possível observar as cordilheiras montanhosas esculpidas pelos rios Douro e Bestança”.
A obra, cuja área de intervenção foi de 4.095,00m2, contemplou a execução de um observatório superior, com vista sobre o vale do rio Bestança e um observatório inferior, com vista sobre a foz do rio Bestança e o vale do rio Douro. O espaço foi ainda dotado de uma praça de receção; um anfiteatro e uma praça de festas, vocacionada para a realização de pequenos eventos, bem como uma zona de estadia e lazer.
A intervenção contou também a criação de uma zona de estacionamento com capacidade para seis viaturas, colocação de ecopontos e a instalação de WC público. Dos trabalhos fizeram ainda parte a iluminação pública e sinalética com espécies (animais) menos conhecidas e que ainda habitam naquela zona, a colocação de mesas e bancos em vários pontos, a criação de acessos pedonais e um passadiço de madeira que faz a ligação entre os dois observatórios, assim como a criação de espaços verdes com a plantação de árvores e arbustos privilegiando a preservação da vegetação existente.