Desde esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, entram em funcionamento as novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira – Cinfães, na Rua Comendador Ramiro Moreira Nunes.

Este novo equipamento vem substituir as anteriores instalações que, “para além de exíguas, não reuniam as condições para a prestação de cuidados, no âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que o Governo continua a levar a efeito”, indica um comunicado da autarquia.

O novo edifício é constituído por dois pisos: o rés-do-chão contempla um gabinete de Isolamento, dois gabinetes médicos, um gabinete de Saúde Infantil, um gabinete de Planeamento Familiar, um gabinete de Enfermagem, uma receção/secretariado, sala de espera, bem como as áreas de apoio necessárias e inerentes ao funcionamento da Unidade de Saúde; e o primeiro andar, uma sala de reuniões e um espaço para formação equipado para o efeito. A Administração Regional de Saúde do Norte fez o acompanhamento do projeto e procedeu à aquisição de algum equipamento.

O valor global do investimento é de 317.972,47 euros (acrescido de IVA à taxa de 6%) e  foi obtido através do Programa Norte 2020, em processo organizado pela Câmara Municipal de Cinfães.

Esta unidade de saúde vai servir uma população inscrita de 1.725 utentes.