logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Cinfães: Novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira combatem "grande necessidade" da população

Redação

Presidente da ARS Norte visitou instalações nesta quarta-feira.

Entraram em funcionamento esta semana as novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira – Cinfães, na Rua Comendador Ramiro Moreira Nunes, em Cinfães. O espaço recebeu a visita, esta quarta-feira, dia 26 de janeiro, do presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.

Este edifício era uma antiga escola primária e vem colmatar "uma grande necessidade que esta população aqui sentia e também os profissionais trabalhavam num edifício que não tinha as condições atuais para a exigência da medicina geral e familiar e para estas equipas", afirmou.

O novo espaço é constituído por dois pisos: o rés-do-chão contempla um gabinete de Isolamento, dois gabinetes médicos, um gabinete de Saúde Infantil, um gabinete de Planeamento Familiar, um gabinete de Enfermagem, uma receção/secretariado, sala de espera, bem como as áreas de apoio necessárias e inerentes ao funcionamento da Unidade de Saúde; e o primeiro andar, uma sala de reuniões e um espaço para formação equipado para o efeito.

Na visita às instalações estiveram também os vereadores Mário Leitão e Sónia Soares, bem como a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega, Teresa Moreno.

"Temos aqui um médico, um enfermeiro e um secretário clínico que vão continuar a dar o apoio que já davam a esta população, mas agora com maiores possibilidades de o exercerem", sublinhou, informando que esta unidade de saúde vai servir uma população inscrita de 1.725 utentes.

"Como estas populações estão muito isoladas, se nos concentrássemos para ter uma equipa média, por exemplo, uma USF, tinham que estar numa zona muito longe e para estas populações era difícil a deslocação. Estamos aqui a colocar próximo de onde as pessoas vivem a hipótese de terem acesso a cuidados de saúde", acrescentou.

O valor global do investimento é de 317.972,47 euros (acrescido de IVA à taxa de 6%) e foi obtido através do Programa Norte 2020, em processo organizado pela Câmara Municipal de Cinfães. A Administração Regional de Saúde do Norte fez o acompanhamento do projeto e procedeu à aquisição de algum equipamento.

Em relação a mais investimentos na área da saúde, Carlos Nunes divulgou que haverá consulta descentralizada de Urologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa no Centro de Saúde de Cinfães, consulta de pedopsiquiatria, que "faz parte de um projeto-piloto aqui nesta zona", e estão ainda definidas consultas de podologia e pirometrias, que ainda este ano "vão começar a ser instauradas em todos os ACeS e em todos os concelhos".