O Parque ‘Encantado’ do Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva, Souselo, em Cinfães, foi, à semelhança de outros, iluminado este domingo, dia 1 de dezembro, como forma de dar início à época natalícia. Para além da aposta no centro da vila de Cinfães, o município decidiu dispersar o Natal e levá-lo a várias freguesias, iluminando parques, igrejas e capelas, e criando um conceito inovador ao qual chamaram ‘Parques Encantados’.
Nas palavras do vereador Carlos Cardoso, esta decisão surge para “levar a magia do Natal às várias freguesias do concelho. Então, este ano, a aposta foi mesmo em iluminar igrejas ou capelas das várias freguesias”, explicou.
Já no que toca à grande novidade, o autarca referiu-se aos três parques encantados, Parque de Lazer do Ladário, em Cinfães; o Parque da Nossa Senhora de Lurdes, em Nespereira; e o Parque Botânico e Fluvial Temático do Rio Paiva, em Souselo, mostrando-se convicto de que irão “atrair mesmo muita gente a Cinfães. Irão fazer as delícias de quem nos visita e as delícias dos nossos miúdos e também dos graúdos. Acredito que será uma aposta ganha”, afirmou, acrescentando que: “o Parque Encantado está perfeitamente em harmonia com a natureza, também a promoção do desporto ao ar livre, do desporto de natureza, do turismo de natureza e a sustentabilidade, as pessoas poderão continuar a praticar exercício físico, mas agora em espírito natalício”.
A ideia de expandir o Natal também surgiu com base na programação dos anos anteriores que já tem, segundo Carlos Cardoso, atraído “milhares de pessoas vindas de vários pontos do país e estrangeiro”.
Inaugurado pelas 18h00 com vários momentos musicais, o vereador partilhou ter correspondido às expetativas. “Estava muita gente, gente entusiasmada e animada. É o verdadeiro espírito de Natal, é a magia, é a união, é a alegria, é a amizade”, realçou. Daqui em diante, os parques continuarão iluminados e com música ambiente, já aos fins de semana haverá animação musical, com concertos musicais, animação de rua e artes circenses durante todo o mês de dezembro.
Para 2024, o município de Cinfães quis garantir que em cada canto da vila haja “espírito natalício. Há muito oferta e é claro que esperamos mesmo muitos visitantes no concelho de Cinfães para viver a verdadeira magia do Natal”.
Em breve todas as fotografias disponíveis no Facebook do Jornal A VERDADE.