O evento acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro.

No fim de semana de 26 e 27 de fevereiro o Festival das Painças e das Papas de Milho vai voltar a Tendais, no concelho de Cinfães. A quinta edição da iniciativa acontece no Multiusos do Montemuro e é organizada pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais.

O certame, que promete “aliar a gastronomia a música tradicional”, é dedicado às painças e papas de milho, que são um prato típico e tradicional no território durante o inverno. “É acompanhado com a carne de porco e de fumeiro, outro dos ex-líbris da gastronomia no Montemuro”, foi referido em comunicado pela autarquia de Cinfães. Para participar e experimentar este prato, deve fazer uma marcação prévia, na área de restauração através do número 963 445 105.

O certame, que tem o apoio do Município de Cinfães, apresenta um programa assente na música tradicional. No sábado, o festival contará com as atuações de “Os Homens da Gaita” e da “Orquestra de Quinhão”. No domingo, a tarde contará com a presença dos “Cantadores e Tocadores da Beira Alta”.