Nos dias 10 e 11 de fevereiro, o tradicional “Entrudo de Pias” regressou ao concelho de Cinfães e com um programa onde a tradição e a animação estiveram bem presentes.
No sábado, dia 10, a tradição começou com uma fogueira na rua e um baile de máscaras com homens da gaita. No dia seguinte, pelas 14h30, teve lugar uma mostra de máscaras típicas de renda, seguindo-se as corridas do compadre e da comadre, a tradição do touro, terminando com um churrasco comunitário.
Numa nota enviada ao Jornal A VERDADE, a organização expressa a “mais profunda gratidão a todos os envolvidos no sucesso do Entrudo de Pias deste ano. Foi uma ocasião verdadeiramente memorável, e isso não teria sido possível sem o apoio e dedicação de cada um“.
Aos Homens da Gaita o agradecimento deveu-se à “atmosfera animada e contagiosa” proporcionada pelos mesmos durante o baile. O trabalho da equipa da organização do evento foi “incansável”, comprometendo-se em “preservar e promover a aldeia na região e no país. Sem o esforço de todos, nada disto seria possível”.
Na edição deste ano, houve uma “boa adesão” à máscara típica de Pias, com as corridas “mais disputadas nos últimos anos”. O touro, um símbolo da tradição deste Carnaval, não foi esquecido e recebeu toda a devida reverência.
Houve lugar, ainda, para o churrasco, “onde a amizade, união e troca de ideias fluíram livremente. Foi um momento de confraternização que certamente ficará marcado nas nossas memórias. Mal podemos esperar para nos reunirmos novamente no próximo Entrudo de Pias“, terminam.
Fotografias do artigo: Pedro Sá (DR)