O Douro Montemuro Ultra Trail decorreu em Cinfães no domingo, dia 12 de junho, reunindo 439 atletas para competir nas quatro diferentes provas que constituíam esta competição, assim como 70 voluntários que ajudaram na organização.

Segundo Jorge Resende, presidente da Associação Cinfães a Correr, a adesão a este evento foi “positiva”. “Atendendo a que, no momento, há muita oferta, no que diz respeito a trails, tivemos uma boa adesão ao nosso”, afirmou.

“A organização fez tudo o que foi planeado, não houve contratempos”, declarou, destacando também a animação dos competidores e da organização: “acho que foi um dia de festa em que correu tudo bem para os atletas e para a organização, bem como para todas as pessoas envolvidas no trail. Foi um sucesso”.

Para Jorge Resende, este tipo de eventos “é importante na medida em que traz pessoas ao concelho”. “Mostrar aquilo que de melhor Cinfães tem para oferecer a quem visita, nomeadamente na prática desportiva no meio da natureza”, continuou.

Com provas de 50km, 26km e 18km, o Douro Montemuro Ultra Trail iniciou em Porto Antigo, contando com paisagens como o rio Douro, o vale do Bestança, a Serra de Montemuro e o Parque do Ladário de fundo. A prova contou ainda com uma caminhada de 10km, com saída, do centro da vila de Cinfães e que levou os participantes pela freguesia de São Cristóvão de Nogueira.

A organização contou ainda com a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, da GNR de Cinfães, dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e das Juntas de Freguesia de Cinfães, Ferreiros de Tendais, Oliveira do Douro, São Cristóvão de Nogueira e Tendais.
Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.


