novo projeto 4
Publicidade

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa apresenta o ciclo de cinema “Câmara-Corpo – Mostra de Cinema Indígenas”, que decorre entre os dias 15 e 17 de março, no Cinema Trindade.

O ciclo começa com uma masterclass de João Salaviza, Renée Messora e Francisco Hyjnõ no dia 14 de março, no Auditório Ilídio Pinho, Escola das Artes.

Vão ser exibidos diversos filmes realizados por diferentes comunidades indígenas, durante os dias 15 e 16 de março, no Cinema Trindade, seguidas de sessões comentadas por Nuno Crespo, Ellen Lima, Sueli Maxakali (realizadora), Júnia Torres (curadora forumdoc.bh), Olinda Tupinambá (realizadora), Hỳjnõ Krahô, Cruwakwỳj Krahô, Renée Nader Messora e João Salaviza. As sessões começam às 19h00 e terminam às 21h30.

Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais, tem como uma das prioridades na sua programação, a apresentação e reflexão sobre a filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.

O programa acaba no domingo, dia 17 de março, com a antestreia do mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, “A Flor do Buriti”.

A iniciativa está integrada no Programa anual de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, dedicado ao tema “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”.