O Cineclube de Amarante vai celebrar o Dia Mundial da Terra com filmes, conversas e debates, tendo o cinema como âncora.

A comemoração da data vai contar com a colaboração da Officina Noctua e da Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

Confira o programa:

22 de abril, no Cinema Teixeira de Pascoaes

Pelas 14h30, vai decorrer uma sessão do filme “Now – Já”, de Jim Rakete, para Eco-Escolas e aberta ao público.

Mais tarde, numa sessão às 21h30, vai ser exibido o filme “O que Arde”, de Oliver Laxe, e vai decorrer a inauguração da exposição de fotografia de natureza “Verdes Sombras Entre Fraguedos”, dos autores Carvalho Ribeiro, Hugo Araújo, Hugo Ribeiro e Verena Basto.

24 de abril

Pelas 9h00, vai decorrer uma saída de campo para Observação de Aves na Serra da Aboboreira, guiada pela Officina Noctua. O trajeto de cerca de cinco quilómetros vai percorrer a Serra da Aboboreira numa das zonas de maior altitude.

Os participantes deverão usar vestuário adequado ao clima, devendo também usar calçado confortável para caminhar, informa um comunicado do Cineclube de Amarante, referindo que a caminhada terá cerca de 3h30 de duração, pelo que “será conveniente que cada participante traga água e alguns alimentos para repor energias ao longo do percurso”.

Além disso, o participante deve trazer binóculos para a observação de aves, mas, caso não possua esse tipo de equipamento, poderá usar os binóculos fornecidos.

O preço da iniciativa é de 20 euros por pessoa e inclui o seguro de acidentes pessoais, sendo que para os sócios do Cineclube de Amarante o preço de inscrição é de 15 euros. As inscrições podem ser realizadas através dos seguintes contactos: [email protected] | 938664774

Pelas 17h00, no Cinema Teixeira de Pascoaes, vai decorrer uma sessão de cinema documental com a transmissão de: “Aboboreira / Serra Viva” de Bertino Araújo com a presença do realizador e “Reino Maravilhoso – Por terras do Alvão e do Marão” de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro.