O Cineclube de Amarante volta a regressar com sessões de cinema durante o mês de setembro.

No dia 16 de setembro vai ser exibido o filme espanhol “Alcarràs”, da realizadora Carla Simón “que venceu o último Festival de Berlim com o Urso de Ouro”, informa nota de imprensa do Cineclube.

Dia 16 | Alcarràs

De Carla Simón

Com Jordi Pujol Dolcet, Anna Otin, Xènia Roset, Albert Bosch

2h | M/12 | 2022 | estreia 14.07.2022

O Cineclube acrescenta em comunicado o teaser: “Desde tempos imemoriais, a família Solé passa os Verões a colher pêssegos no seu pomar em Alcarràs, uma pequena cidade em Espanha. Mas após a receção de uma notificação de despejo, a colheita deste ano poderá ser a última. Os novos planos para o terreno implicam o arranque dos pessegueiros e a instalação de painéis solares, o que causa uma cisão no seio da família, até aí muito unida. Pela primeira vez, os Solés enfrentam um futuro incerto e arriscam-se a perder mais do que a sua casa”.  

ALCARRÀS de Carla Simón – Trailer (Portugal) – YouTube

Os meses seguintes serão marcados pelo “Libertad” de Clara Roquet, realizadora catalã.

Os dois filmes que serão exbidos em setembro “representam a cinematografia atual do Irão, ou pelo menos aquela que nos chega. Como sempre ou quase sempre, imperdível”, destaca o comunicado. 

No dia 23 de setembro, o filme que será emitido é “A Lei de Teerão”, que conta a história de “Samad (Payman Maadi), um agente da brigada de narcóticos que há muito persegue Nasser (Navid Mohammadzadeh), um dos mais perigosos traficantes de Teerão, esperando que a sua captura ajude a controlar o tráfico de drogas no país, onde o número de vítimas já ultrapassa os seis milhões e meio. Mas quando Nasser é finalmente apanhado, algo que lhe valerá a pena capital, o detective percebe que, mais do que um perigoso criminoso, ele é uma vítima das circunstâncias. Este “thriller” de acção, realizado e escrito por Saeed Roustayi (“Leila’s Brothers”), fala do grave problema do narcotráfico e da toxicodependência no Irão”.

Dia 23 | A Lei de Teerão

De Saeed Roustayi

Com Payman Maadi, Navid Mohammadzadeh, Parinaz Izadyar, Farhad Aslani

IRÃO | 131 min | 2019 | M/14

A LEI DE TEERÃO – (Trailer legendado Portugal) – YouTube

No último dia do mês, 30 de setembro, será exibido o filme “Estrada Fora” que fala sobre “uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo”.

Dia 30 | Estrada Fora

De Panah Panahi

Com Pantea Panahiha, Hassan Madjouni, Rayan Sarlak, Amin Simiar

IRÃO – 2021 – 94′ – M/12

ESTRADA FORA – (Trailer legendado Portugal) – YouTube

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.