expedicao nordkapp 2
Publicidade

Em janeiro de 2023, após uma viagem em duas rodas até à Guiné-Bissau, Fábio Queirós deixava a promessa de uma futura aventura até ao ponto mais setentrional da Europa – o Nordkapp.

A aventura pelos fiordes gelados da Noruega passou de uma vontade para uma realidade e o marcoense e mais quatro amigos têm pela frente 13 mil quilómetros, percorridos ao longo de 15 países, e a meta de chegar a 307 metros de altitude, sobre o Mar da Noruega e o Mar de Barents, no Cabo Norte.

A Expedição Nordkapp arrancou no dia 1 de junho e na bagagem levaram o espírito aventureiro, aliado à solidariedade, uma vez que o objetivo será angariar um euro por cada quilómetro percorrido para doar à Associação Salvador, que apoia pessoas com deficiência motora.

438173352 122119141610259324 9215213553183336417 n

A Associação Salvador foi fundada, em 2003, por Salvador Mendes de Almeida – que sofreu um acidente de mota – com a missão promover a inclusão plena das pessoas com deficiência motora, melhorar a qualidade de vida e colaborar na defesa dos seus direitos, co-construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.

Os cinco amigos “aventureiros e apaixonados pelo infinito da estrada desenhada em duas rodas” – Fábio Queirós (33 anos, engenheiro informático), Jorge Baltazar (47 anos, osteopata), Pedro Martins (44 anos, engenheiro industrial), André Matos (46 anos, distribuidor HerbaLife Independente) e Raphael Alvim (39 anos, consultor imobiliário) – pretendem “alertar para a importância da prevenção rodoviária e para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida continuam a enfrentar no Portugal moderno“.

image 2
Expedição Nordkapp

Esta é a primeira viagem do grupo com cariz solidário. As doações deverão ser efetuadas diretamente para a Associação Salvador, por MBWay para o número 927 639 010) ou através de transferência bancária para o IBAN PT50 0007 0000 0003 0526 6772 3 ou online.

Imbuídos no sentimento de “infinita liberdade renovada em cada viagem”, os amigos garantem que “nenhuma dificuldade pode ser maior do que a vontade de nos aproximarmos desta causa. E nenhuma dificuldade pode ser mais forte do que a força de todos aqueles que se quiserem juntar a esta iniciativa. Somos apaixonados pelo desafio da estrada, mas acreditamos nos valores verdadeiros da partilha, do respeito, da ética e da cidadania. Acreditamos numa estrada segura. E acreditamos que, através da estrada, podemos ajudar todos aqueles que já não podem circular como nós, apoiando a missão fantástica da Associação Salvador. Lançamos, por isso, o apelo a todos os interessados, amigos, anónimos ou mesmo empresas, que se associem a esta causa e possam ajudar as pessoas com mobilidade reduzida”, alerta Fábio Queirós.

A aventura pode ser acompanhada nas redes sociais do grupo, que documenta a experiência do dia-a-dia.