logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

CIM Tâmega e Sousa vai debater a Educação e a transformação digitalização

Redação

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães, organiza esta terça-feira, dia 28 de junho, o IV Encontro de Partilhas de Boas Práticas em Educação do Tâmega e Sousa, subordinado ao tema "O contributo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar no Tâmega e Sousa na transformação digital".

O evento vai decorrer online, através da plataforma Zoom, entre as 13h45 e as 17h00, e insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos deste território.

Do programa vão fazer parte a partilha de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos da região, assim como um debate sobre a transformação digital e a utilização da tecnologia ao serviço da educação. "A crescente digitalização com que a sociedade se depara implica que a escola se mantenha próxima das novas tecnologias e de novas formas de aprendizagem que possibilitem a aquisição de competências inerentes aos desafios atuais", informa um comunicado da CIM do Tâmega e Sousa.

Neste encontro vai participar um conjunto de especialistas académicos e institucionais ligados à educação e, mais concretamente, à educação digital, com o objetivo de realizar uma reflexão "sobre o contributo deste Plano no desenvolvimento de competências digitais dos alunos e dos docentes e na implementação de metodologias de educação STEAM, um modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática". Vai ser ainda feita uma "abordagem relativamente aos desafios e oportunidades vindouros neste contexto, ao posicionamento do professor na era digital e, por último, compreender o caminho das políticas educativas perante uma sociedade em constante mutação".

A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados podem inscrever-se através deste link.

Este encontro é reconhecido e certificado pelo CFAE MarcoCinfães como ação de formação de curta duração, relevando para efeitos de progressão na carreira e de avaliação de desempenho docente previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário, ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio.

O IV Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação insere-se na estratégia educativa TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.