igualdade homem mulher
Publicidade

O tema da igualdade e da não discriminação estarão em debate na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa durante o mês de junho. 

O ciclo de workshops sob o mote “Onde se inventa a igualdade, inventa-se um futuro” pretende abordar as questões “da igualdade de género e de oportunidades e da não discriminação em diversos setores, designadamente no da ação social, do ambiente, da comunicação, da cultura, do desporto, da educação, da saúde e do urbanismo”, pode ler-se em nota de imprensa enviada pela CIM do Tâmega e Sousa

O primeiro workshop, subordinado ao tema “A igualdade na saúde e no desporto”, realiza-se na próxima quarta-feira, dia 7, às 14h00, no Auditório da Câmara Municipal de Felgueiras.

Na primeira sessão o objetivo principal será “abordar a temática da igualdade nestes dois setores, bem como refletir sobre a importância do tema numa perspetiva de saúde mental e bem-estar das pessoas”. O workshop será dinamizado por Gaspar Ferreira, psicólogo especialista na área educacional e organizacional e especialista avançado na área da psicologia do desporto.

workshops cim tamega sousa igualdade nao discriminacao

Apesar da sessão ser dirigida a técnicos municipais e intermunicipais e entidades que trabalham as questões da igualdade e da não discriminação, a CIM do Tâmega e Sousa explica que o ciclo de workshops é “também aberto a todos os interessados no tema”.

A participação nos workshops é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados deverão formalizar a sua inscrição através de formulário eletrónico, disponível no site da CIM do Tâmega e Sousa.

O ciclo de workshops irá continuar até ao final do mês de junho com o seguinte programa: “A igualdade no ambiente”, 16 de junho, Cinfães, “A igualdade na comunicação”, 19 de junho, Paços de Ferreira, “A igualdade na educação e no urbanismo”, 23 de junho, Resende, e “A igualdade na cultura e na ação social”, 30 de junho, Amarante.

O ciclo de workshops “Onde se inventa a igualdade, inventa-se um futuro” é cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

O programa surge na sequência da elaboração, no quadro da CIM do Tâmega e Sousa e sob a égide da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, de 11 Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), um por município integrante desta CIM, e de um Plano Intermunicipal para a Igualdade e a Não Discriminação.