O primeiro TEDxPorto Countdown está marcado para os dias 6 e 7 de junho no Palácio da Bolsa com talks sobre alterações climáticas e sustentabilidade.
Serão dois dias de talks dedicadas exclusivamente ao tema das alterações climáticas e sustentabilidade. Após 12 edições anuais, a equipa do TEDxPorto traz à Cidade Invicta o formato TED Countdown.
Norberto Amaral, organizador do TEDxPorto, recorda que “o formato TED Countdown, lançado em 2019, assinala a contagem decrescente até 2050, limite para atingir a neutralidade carbónica e, ainda, a contagem até 2030, meta para reduzir as emissões de CO 2 em 50%“.
O TEDxPorto Countdown seguirá o habitual modelo do TED, com talks de 15 minutos de “ideias que vale a pena partilhar”. Entre os oradores já confirmados , destacam-se Jan-Gustav Strandenaes, consultor das Nações Unidas, perito em Ambiente e membro da organização da Conferência de Estocolmo em 1972 (United Nations Conference on the Human Environment); Izabella Teixeira, co-presidente do Painel Internacional de Recursos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; Tim Lenton, diretor e fundador do Global Systems Institute e professor da Universidade de Exeter na área de Alterações Climáticas; Alexandre Quintanilha, Investigador na área da Física, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e deputado na Assembleia da República; Viriato Soromenho-Marques, professor Catedrático de Filosofia e Política e autor de centenas de obras sobre Filosofia, Ambiente e Relações Internacionais; Filipe Duarte Santos, professor Catedrático de Física na Universidade de Lisboa, com mais de uma centena de artigos publicados em revistas internacionais nas áreas de Ambiente, Física e Astrofísica; Karl Burkart, co-fundador e diretor adjunto da One Earth.
Paulo Magalhães, investigador da Universidade do Porto e CEO da Casa Comum da Humanidade, que será também orador no evento, explica que “temos de abordar um tema fundamental: a necessidade de criar uma nova área de atuação no Acordo de Paris focada em retirar o CO 2 já acumulado na atmosfera, contribuindo assim para o esforço de limitar os impactos das alterações climáticas. A concentração de CO 2 na atmosfera e as emissões previstas até 2050 demonstram a necessidade de limpar a atmosfera de CO 2 (e outros gases), de forma a não ultrapassarmos o limite de aumento da temperatura global em 1,5ºC.”
As diferentes formas para incentivar esta mudança e a abordagem jurídica e económica necessária, serão apenas alguns dos temas abordados pelos mais de 30 oradores que subirão ao palco TEDxPorto Countdown.
Toda a informação sobre o TEDxPorto Countdown e os bilhetes estão disponíveis neste link.