Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viseu encontram-se em alerta laranja devido à precipitação até às 18h00 do dia 13 de dezembro. A situação vai passar para aviso amarelo até quarta-feira devido a chuva forte.

A região vai estar sob aviso laranja de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada até às 18h00 do dia 13 de dezembro. A partir de quarta-feira, dia 14 de dezembro, o aviso vai passar a amarelo entre as 09h00 e as 18h00 com aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Braga e Porto vão estar sob aviso amarelo de ondas do quadrante oeste com 4 a 4,5 metros entre as 12h00 do dia 14 de dezembro e as 00h00 de quinta-feira.

“Mantemos a tendência para os próximos dias de continuação do padrão meteorológico, com passagens sucessivas de sistemas frontais associados a ventos fortes e precipitação persistente e forte”, disse André Fernandes, comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).