logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

CHTS recebeu encontro científico dedicado a técnica que permite o alongamento ósseo

Redação

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) acolheu, na passada sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de maio, o II Simpósio "Um dia com o aparelho Ilizarov", contando com a presença de especialistas de renome internacional.

Jorge Mendes, diretor do Serviço de Ortopedia, na sessão de abertura do simpósio, salientou a oportunidade de partilha de conhecimentos, bem como o relato da experiência do serviço "sobre esta técnica diferenciadora, utilizada no tratamento dos nossos doentes com sucesso".

Foto: CHTS

O método Ilizarov, segundo João das Dores Carvalho, ortopedista do CHTS e elemento da organização, "revolucionou a ortopedia por completo, uma vez que permite realizar alongamento ósseo, e este alongamento permite que todas as estruturas - vasos, nervos, músculo e pele - se desenvolvam também".

Foto: CHTS

Além de permitir o alongamento ósseo, esta técnica pode tratar infeções, não uniões de fraturas, deformidade grave, "no fundo, permite tratar as patologias mais complexas em ortopedia", destacou também o especialista.

Foto: CHTS

O simpósio integrou as componentes teórica e prática, com apresentação da técnica e de casos clínicos, bem como com sessões práticas de montagem do aparelho. Participaram cerca de 80 profissionais neste evento que terminou com uma cirurgia realizada esta segunda-feira, dia 23 de maio.

No centro hospitalar são realizadas, anualmente, cerca de 70 intervenções com esta técnica que permite "'salvar' membros em situação limite, alguns com indicação para amputação", indica um comunicado do CHTS.

Foto: CHTS
Foto: CHTS