incendio ala psiquiatria penafiel hospital 2
Publicidade

Na sequência do incêndio que deflagrou esta terça-feira, dia 26 de dezembro, na ala de internamento da psiquiatria do Hospital Padre Américo, em Penafiel, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) pronunciou-se acerca da ocorrência e dos danos causados pelo incidente.

Segundo o CHTS, do sucedido resultaram três feridos ligeiros (dois auxiliares do serviço e um doente). No entanto, os danos nas instalações e equipamentos foram “elevados” o que torna o serviço “inoperacional durante os próximos dias/semanas”. 

Devido ao incêndio, foi necessário “evacuar o serviço e promover a transferência dos doentes para outra instituição, até que seja reposta a normalidade”. 

O CHTS destacou o profissionalismo dos dois auxiliares do serviço feridos. “Os dois profissionais feridos, marido e esposa (Sr. Torres e D. Isabel), são os rostos visíveis da dedicação, entrega e mesmo risco das próprias vidas, para conseguirem salvar todos os doentes sem dano. A história relatada por eles é de aflição, mas foram verdadeiros heróis a quem é devida a palavra gratidão”.

Para terminar, o CHTS deixa um agradecimento: “Este resultado final foi possível graças à entrega e dedicação dos profissionais e de todos os operacionais envolvidos, Protecção Civil, GNR, Bombeiros, entre outros”.