chts1Foto: CHTS
Publicidade

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) é “o primeiro e único hospital do país com serviços certificados” na área da enfermagem.

Em comunicado, o CHTS recorda que, em 2019, iniciou um projeto inovador a nível nacional, na área da enfermagem, abraçando o projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros, a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), que “certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através de peritos na área”.

Além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa dos Contextos de Prática Clínica em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, o CHTS lidera também, a nível nacional, o número de candidaturas, com 19 candidaturas submetidas e sete a ser construídas na plataforma.

Entre estes serviços estão: Especialidades Cirúrgicas, Cirurgia 2, Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Unidade Intermédia Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Medicina unidade funcional 1, Medicina unidade funcional 3 e Unidade de Hospitalização Domiciliária.

A Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica em Enfermagem é um projeto nacional da Ordem dos Enfermeiros com “o objetivo de certificar que um determinado contexto da prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional”.

Esta certificação de competências e qualidade dos cuidados de enfermagem “garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiros especialistas”. Paralelamente, a certificação de competências de ensino nos mais diversos serviços do centro hospitalar é também “garantia da prestação de melhores cuidados à população”, acompanhado com um maior número de enfermeiros especialistas.

Estes contextos têm permitido que o CHTS desempenhe “um forte papel como Hospital Escolar”. Em 2021, o CHTS recebeu cerca de mil alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 de cursos pós-licenciatura. A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS “é, por isso, uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos”.