logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

'Cheque-Livro' vai oferecer vale de 20 euros aos jovens de 18 anos

Redação

O Ministério da Cultura lançou o programa 'Cheque-Livro', uma iniciativa criada para oferecer aos jovens de 18 anos, nascidos em 2005 e 2006, um cheque de 20 euros que pode ser utilizado para comprar um, ou mais livros, à sua escolha.

O programa pretende incentivar o hábito de leitura dos jovens bem como a visita às lojas e livrarias físicas para a compra de livros, onde puderam utilizar o vale para adquirir um qualquer tipo de livro, com a exceção de manuais escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal.

Os interessados em obter este 'cheque-livro' devem fazer um pedido na plataforma indicada pelo ministério e depois do registo no site os beneficiários do programa têm até 23 de abril de 2025 para usufruir do vale na compra de livros.

O cheque só pode ser usado para comprar livros cujo número de identificação da obra (ISBN) seja validado pela plataforma onde também se pode consultar o mapa com as mais de 200 livrarias aderentes, sendo grande parte delas pertencentes às redes livreiras Bertrand e Almedina, à rede FNAC e à cadeia de lojas Note, às quais se juntam algumas livrarias independentes e papelarias.