logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 0 min

Cheque Formação + Digital: como receber o novo apoio de 750 euros

Redação

Inserida no programa Emprego + Digital 2025, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a medida Cheque Formação + Digital vai permitir a todos os trabalhadores acederem a um apoio de até 750 euros para ações de formação em competências digitais.

Trata-se de um novo apoio lançado pelo Governo, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que pretende promover o desenvolvimento de competências digitais e irá reembolsar, com um apoio máximo de até 750 euros, os trabalhadores que realizem ações de formação em competências digitais à sua escolha, nomeadamente em áreas como cibersegurança ou análise de dados.

"Para o apoio é considerado o custo diretamente decorrente da inscrição, frequência e certificação da formação, comprovadamente suportado pelo candidato e liquidado junto da respetiva entidade formadora, mediante fatura e recibo, ou fatura/recibo", explica a Associação Empresarial do Marco em comunicado.

O pagamento é efetuado uma única vez pela totalidade do apoio aprovado, após a conclusão da ação de formação profissional mediante certificado de qualificações e/ou certificado de formação profissional emitido pela respetiva entidade formadora, através da plataforma SIGO, que ministrou a ação de formação profissional, conforme estipulado no Regulamento específico da medida.

Qualquer trabalhador pode candidatar-se a receber este apoio: trabalhadores por conta de outrem,
trabalhadores independentes, empresários em nome individual e sócios de sociedades unipessoais. No entanto, de acordo com o Governo, será dada prioridade aos candidatos que sejam participantes nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social para a qual trabalham; disponham de baixo nível de conhecimentos digitais; estejam em risco de desemprego;
ou sejam do género menos representado em determinada profissão.

O apoio pode ser usado para pagar ações de formação em áreas como ferramentas de produtividade e colaboração; comércio digital; cibersegurança e segurança informática; gestão de redes sociais; UX/UI design; análise de dados; business intelligence; linguagens de programação; robótica; CRM; sistemas de automação; indústria 4.0.

As candidaturas ao apoio "Cheque-Formação + Digital" abriram a 8 de setembro e podem ser feitas através de formulário eletrónico, disponível no portal IEFP online,