chaves para melhorar a qualidade do sono 1 scaled
Publicidade

Com uma média de 7 horas de sono por noite, passamos mais de 27 anos da nossa vida a dormir! Por isso é tão importante cuidar da qualidade do sono. Sobretudo porque influi diretamente no nosso estado de ânimo, na nossa saúde e também na nossa memória…. Aqui tem alguns conselhos para se despertar fresco e descansado.

Escolher o colchão adequado

Nem é preciso dizer que uma boa roupa de cama contribui para alcançar um sono reparador. Mas escolher o colchão adequado nem sempre é fácil. Existe uma ampla gama no mercado: macios ou firmes, de molas, de espuma, viscoelásticos ou de látex, e de diferentes tamanhos… A escolha dependerá das suas preferências, da sua compleição, do fato de sofrer (ou não) de problemas de costas, e ainda do detalhe de dormir só ou acompanhado. O melhor é testar o colchão de casal antes de o comprar. E assegure-se de escolher uma almofada adequada às suas preferências para apoiar a cabeça.

Adotar a postura correta

Há quem durma de barriga para baixo, de barriga para cima, de lado… ou nas três posições na mesma noite. Ainda que algumas posturas pareçam mais cómodas do que outras, nem todas são necessariamente boas para a nossa saúde. Dormir de barriga para baixo pode provocar dores musculares e desacelerar a respiração, dormir sobre o lado esquerdo exerce pressão sobre o coração, e dormir de barriga para cima facilita os ronquidos e provoca refluxo estomacal, caso seja propenso a este tipo de problemas… No entanto, dormir de barriga para cima é a melhor postura que se pode adotar.

chaves para melhorar a qualidade do sono 2

Manter uma boa alimentação

Para dormir bem, o melhor é jantar algo leve, a ser possível duas ou três horas antes de se deitar. É tempo suficiente para facilitar a digestão e evitar o refluxo gástrico enquanto dorme. De fato, certos alimentos considerados demasiado gordurosos ou difíceis de digerir não são recomendáveis para o jantar. Entre eles podemos encontrar os enchidos, as carnes vermelhas, os molhos, os pratos picantes, o chocolate, etc. E, claro está, há que evitar o álcool, assim como certas bebidas estimulantes, como o café, o chá, os refrescos, as bebidas energéticas, etc.

Reduzir a atividade desportiva nas últimas horas do dia

Ainda que uma atividade desportiva regular ao longo da semana irá melhorar a qualidade do sono e ajudar a combater as insónias e outros problemas, praticar desporto pela noite ou mesmo antes de se deitar não está isento de consequências. O exercício intenso não só aumenta o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, como também eleva a temperatura corporal. Isto pode dificultar a conciliação do sono.

Adote bons hábitos

Existem algumas regras simples que o irão ajudar a dormir sem interrupções durante a noite. Por exemplo, evite deitar-se num quarto que esteja demasiado quente. A temperatura ideal do quarto deve rondar os 18 graus. Do mesmo modo, é melhor dormir numa completa escuridão e num ambiente tranquilo. Tendo isto em conta, é aconselhável desligar todos os écrans (televisores, tablets, videojogos, etc.), pelo menos uma hora antes de se deitar. 

Portanto, assegurar um bom descanso não se trata apenas das horas, mas também da qualidade dessas horas que passamos na cama. Desde escolher o colchão ideal, até adotar boas práticas antes de dormir, cada detalhe conta para que possa despertar fresco e renovado. Seguindo estes conselhos, poderá abraçar a noite com a certeza de um descanso reparador, e que o vai recarregar de energia para que consiga enfrentar o dia que vem pela frente.

chaves para melhorar a qualidade do sono 3