charlies stakehouse 2024
Publicidade

Desde pequeno que Hélder Gonçalves trata a cozinha por tu e a paixão que tem por ela tem sido passada para os pratos que confecciona há já 25 anos. Filho de pais emigrantes viveu “quase toda a vida” nos Estados Unidos, onde trabalhou e geriu “alguns restaurantes”, em New Jersey, Nova York e Manhattan (nos últimos 12 anos).

Foi em casa que começou a ter contacto com a cozinha. Enquanto os pais trabalhavam, Hélder ia “adiantando adiantando a preparação das refeições familiares” para ajudar. Aos 14 anos, e num estágio feito pela escola, teve o primeiro contacto com o mundo da restauração, a “lavar pratos”. Hoje, é chefe e com uma longa carreira na restauração decidiu “voltar às raízes” e trazer para Portugal tudo o que aprendeu nos Estados Unidos.

charlies stakehouse 2024 30

Numa visita à família, em Marco de Canaveses, ouviu falar do espaço do qual é agora proprietário. “Muito bonito e o ideal para tomar conta”, diziam-lhe. O negócio que tinha ouvido falar fechou e, numas férias de Natal em Portugal, encontrou-se como o dono. “Falámos e eu encantei-me com o espaço. Identifiquei-me com a decoração e estava habituado a restaurantes deste tamanho”.

Este, e outros motivos, foram o suficiente para “largar tudo” e viver o sonho americano em Portugal, ou melhor, trazer até Marco de Canaveses os sabores a que estava habituado. “Há já muitos anos que queria voltar para Portugal e isto fez-me arriscar tudo e abrir algo que é meu. Geri restaurantes, nunca tive o meu, mas sentia que me faltava isto nesta fase”.

charlies stakehouse 2024 13

Há dois anos na terra Natal, foi em abril de 2022 que Hélder Gonçalves reabriu o restaurante O Primitivo (nome que já existia da anterior gerência). “Decidi não mudar o nome, porque gostava, identificava-se com o espaço e as pessoas já conheciam”.

Em 2024 surge um novo conceito: Charlie’s Steakhouse

Este sábado, 30 de novembro, abrem-se as portas de um restaurante “renovado e diferente”. O Charlie’s Steakhouse apresenta-se com uma “forte” inspiração na cozinha americana e com lugar na mesa para “alguns pratos portugueses e italianos”, sempre com o “toque da experiência culinária” de Hélder Gonçalves.

A picanha, descrita como “a melhor do Marco”, é o “rosto da casa” e continuará a ser servida “com uma qualidade muito boa. Temos algumas carnes nacionais, mas é quase tudo de fora”. Mas a oferta é diversificada e adaptada a todos os gostos e preferências. “Temos o famoso T-Bone, chicken parmesan, costelinhas de barbecue, salmão grelhado, pratos vegetarianos e o nosso bacalhau que os clientes adoram e não encontram em mais lado nenhum. É uma posta de bacalhau de boa qualidade, empanada em panko (pão ralado japonês), acompanhada por uma cebolada de alho e azeite com puré de batata”.

charlies stakehouse 2024 6

Com muitos pratos à escolha, o que é certo é que encontrará “um espaço diferente. Saímos muitas vezes do Marco para ir experimentar coisas diferentes e queremos contrariar essa mentalidade e cativar as pessoas daqui, mas também nos concelhos vizinhos”, diz-nos Telma Silva, namorada de Hélder.

A mudança do nome deve-se à “nova essência da casa, à nova carta e ao novo espaço. Tudo está diferente, mantemos apenas alguma decoração, e não faria sentido ficar com o mesmo nome”, explica o proprietário.

Saímos muitas vezes do Marco para ir experimentar coisas diferentes e queremos contrariar essa mentalidade

Embora “mais pequeno”, que o anterior restaurante, o Charlie’s Steakhouse nasceu para oferecer um espaço “mais acolhedor e familiar. Antes sentíamos um distanciamento muito grande com os clientes, mas desta forma conseguimos sair da cozinha, cumprimentar e estar com todos eles e dar-lhes a atenção que merecem”.

O Charlie’s Steakhouse estará aberto todos os dias, à exceção de segunda-feira e sábado ao almoço, funcionando das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 22h00 durante a semana. Seja ao almoço ou ao jantar, “sairá sempre satisfeito, mas encontrará diferenças. Todos os dias faço o prato do chef, com sugestões muito interessantes e onde tenho a oportunidade de usar a minha criatividade. Ao almoço temos uma carta fixa, com pratos saudáveis e introduzo alguns pratos tradicionais portugueses e normalmente não vêm esses pratos numa diária. São pratos mais de qualidade que muita gente não oferece”, explica Hélder Gonçalves.

charlies stakehouse 2024 25

Com o Natal aí à porta, fica o convite para conhecer o Charlie’s Steakhouse, que nesta data apresenta “menus – dos 24 aos 39 euros – com várias opções e variedade”, mas as portas estão abertas “todo o ano para quem quiser comer algo diferente e com qualidade”.

Siga as redes sociais do Charlie’s Steakhouse