diretora cfae marco cinfaesFoto: CFAE MarcoCinfães
Publicidade

O Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães) vai realizar um evento de abertura do ano de formação 2022-2023, esta quarta-feira, dia 14 de setembro, entre as 09h00 e as 13h00.

A iniciativa vai decorrer no espaço MarcoInvest (Edifício Marco Fórum XXI, Piso 1- Marco de Canaveses), mas também será possível assistir ao evento online.

O lançamento do ano de formação do CFAE MarcoCinfães realiza-se em parceria com o município de Marco de Canaveses e vai contar com a presença da presidente da câmara municipal, Cristina Vieira, e com Teodolinda Magro, da Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).

O evento é destinado a profissionais docentes e não docentes dos dois concelhos e, ainda, outros profissionais da área da educação ou pessoas interessadas.

Os objetivos desta cerimónia passam por “transmitir a todos(as) os(as) participantes um panorama geral do que será este ano letivo no que respeita às oportunidades de formação contínua proporcionadas pelo CFAE MarcoCinfães no âmbito das linhas orientadoras do Ministério da Educação”, informa nota de imprensa da CFAE.

img 20220910 wa0004 cfae marcocinfaes

Para além disso, será abordado o tema do “envelhecimento do corpo docente nas escolas, das consequências das diferenças geracionais que daí resultam e do (re)encantamento em que é importante envolver os(as) professores(as) ‘veteranos(as)’ através, por exemplo, da utilização do digital”, missão que ficará a cargo de Marco Bento, professor da Escola Superior de Educação de Coimbra e formador da CFAE MarcoCinfães em algumas ações, e de José Alberto Lencastre, investigador em inovação em educação e educação online da Universidade do Minho, que são autores de um estudo nesta temática.

A iniciativa conta, ainda, com a participação de representantes do Serviço Municipal da Proteção Civil de Marco de Canaveses e da CIM do Tâmega e Sousa.

As inscrições deverão ser feitas na plataforma do CFAE MarcoCinfães na ação de formação divulgada como “Rekindle 50+- Ressignificar a experiência digital e (re)encantar a profissão docente”, registando-se e selecionando a turma mais adequada.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.