O Heliporto de Baltar, no concelho de Paredes, obteve no dia 27 de fevereiro o Certificado de Aeródromo. A certificação vai permitir uma resposta "mais rápida e eficaz" às necessidades da população.
Em declarações ao Jornal A VERDADE, o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Eduardo, explicou que a partir de agora o Heliporto de Baltar está "acreditado para receber qualquer tipo de helicópteros, tanto em voos comercial, como apoio à proteção civil, qualquer hora do dia e da noite".
O certificado de Aeródromo irá representar uma resposta "mais rápida e eficaz para tudo. Dando o exemplo de empresas que, muitas das vezes, têm helicópteros e precisam de maior mobilidade e rapidez".

Através das redes sociais, os Bombeiros Voluntários de Baltar referiram que "é com muito orgulho que anunciamos a Certificação Classe II do nosso Heliporto, passando a ser possível o tráfego civil, de dia e de noite".
O município de Paredes felicitou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar "pela obtenção do Certificado de Aeródromo para o Heliporto de Paredes - Baltar. Esta certificação, da Autoridade Nacional da Aviação Civil, permite, para além de situações de emergência médica e de proteção civil, a existência de mais valências afetas à utilização de helicópteros", explicou.
A funcionar desde 2010, o Heliporto de Baltar está certificado para operações de proteção civil e emergência médica 24 horas por dia.