A Comunidade Amarantina foi movida pela magia do teatro na noite de 12 julho com a realização da XIX edição do Teatro de Rua. A Cercimarante trouxe esse espetáculo de luz, cor, movimento e muita alegria, que pela primeira vez, decorreu no Parque Multifuncional do Rossio.
A sessão, que deteve duas horas de duração, levou performances de teatro e dança realizados por clientes, colaboradores, tutores dos clientes da Cercimarante e também jovens voluntários da Casa da Juventude de Amarante (CJ).

Para iniciar o espetáculo, o Grupo de Bombos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), aqueceu todos os presentes para o que estava por vir com um pequeno tributo ao cantor Michael Jackson.
Após a apresentação dos bombos, a Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), assume o palco para, através de uma performance, alertar a todos os presentes para a "solidão de quem vive ocupado demais, mas sozinho na jornada da vida".

De maneira a lembrar os dias quentes de verão, o Lar Residencial Amália Mota (LRAM), segue para o palco e, através de uma coreografia especial, contagia a todos com uma dança repleta de alegria.
Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de clientes, colaboradores e o voluntário Eduardo Costa, demonstram que a arte de saber tocar as violas amarantinas e os amarantinos (instrumento criado pelo voluntário, destinado a crianças e pessoas com deficiência) é para todos. Neste momento, o grupo realizou uma serenata.

Seguiu-se com a reconstituição da icónica Procissão do quadro do pintor amarantino Amadeo de Souza-Cardoso - "Procissão Corpus Christi", por um grupo de colaboradores.
Logo após, de modo a celebrar os 50 anos do 25 de abril, os pais e familiares dos clientes do CACI, juntaram-se para retratar a Revolução do 25 de abril,

Já quase no fim do programa, um grupo de jovens voluntários da CJ, oriundos de 10 países diferentes, retratam a experiência do voluntariado.
A fechar a noite de espetáculo, decorreu a última apresentação da noite, baseada no musical "Mamma Mia". A história, adaptada pelo CACI, trouxe um final feliz, cheio de cor, risos e muita alegria, findando com chave de ouro a XIX edição do Teatro de Rua.
Vale salientar ainda que, aproximadamente todas as peças de roupa utilizadas neste programa foram elaboradas por colaboradores e clientes da Cercimarante. Para além disso, os diversos cenários e adereços foram criados pelos jovens da CJ.