No passado dia 30 de abril, o Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira – CCA, recebeu a iniciativa “As mãos servem para proteger!”, no âmbito da campanha de prevenção dos maus-tratos na infância, realizada pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – CAFAP da Cercimarante.

Foto: CAFAP Amarante

A campanha foi dirigida a cerca de 50 crianças do primeiro e segundo ano da catequese de algumas paróquias de Amarante. O conjunto de atividades proporcionadas às crianças contaram com a leitura da história “De Mãos dadas com a Kika”, dança, pinturas faciais, entre outros.

No final os participantes puderam desfrutar de um lanche servido pela Equipa de Catering do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Cercimarante.

Foto: CAFAP Amarante

Cristina Pereira, coordenadora do CAFAP, afirma, em comunicado da organização, que o balanço “é muito positivo”. “Contámos com a presença de cerca de 50 crianças e que estiveram muito atentas à história. Conseguimos uma interação bastante positiva, onde iam respondendo às perguntas que íamos fazendo, o que significa que existe uma maior consciência, por parte das crianças, sobre o que é o cuidar do outro, trabalhando-se o tema numa lógica mais positiva”, sublinha.

Foto: CAFAP Amarante

“Brincar é algo espontâneo e, a partir da espontaneidade natural das crianças, é possível explorar e intervir de forma subtil. Então, por que não falar de coisas sérias a brincar? É que, a brincar, as crianças aprendem a dar sentido ao mundo; expressam os sentimentos e, partindo deste pressuposto, podemos refletir com elas sobre alguns conceitos”, remata.

Texto redigido com o apoio de Sara Ribeiro, aluna estagiária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.