De 4 de julho a 5 de agosto, cerca de 170 crianças vivenciaram várias experiências e aprendizagens durante o “Cinfães Em Movimento – Verão 2022” (atividades de ocupação dos tempos livres para crianças).

As atividades foram dinamizadas na Escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas de Souselo e na Escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães. Entre elas estão: visita a espaços do concelho – como as piscinas municipais descobertas, o Parque de Lazer do Cais de Escamarão, a Igreja de Sta. Maria Maior, o Parque Urbano de Souselo, o Centro Interpretativo do Vale do Bestança, o Centro de Desenvolvimento Desportivo e Social de Souselo, o Parque de Lazer das Pias, o Observatório da Natureza de Marcelim, a Biblioteca Municipal e o jardim da Fonte dos Amores.

Foto: Município de Cinfães

Foram realizados vários projetos no domínio das artes plásticas, “hora do conto”, atividades desportivas; utilização de equipamentos na escola – como insufláveis de água e piscinas; realização de workshops e oficinas didáticas – culinária, yoga, ciência, robótica, reciclagem; apresentações de dança, no âmbito do Folk 2022; entre outras.

Foto: Município de Cinfães

Foi ainda realizada, no último dia, uma festa da espuma, com um DJ convidado e um insuflável de água, informa um comunicado da autarquia.

A dinamização do “Cinfães em Movimento” foi da responsabilidade dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, com o apoio das assistentes operacionais dos Agrupamentos de Escolas de Souselo e General Serpa Pinto e com a participação dos alunos do Curso de Técnico de Desporto da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio Pinto Resende. A Câmara Municipal de Cinfães promoveu estas atividades enquanto parceira dos agrupamentos escolares.

Foto: Município de Cinfães

Colaboraram também algumas juntas de freguesia no transporte das crianças, tendo esta oferta sido organizada pelas próprias juntas, mediante solicitação dos encarregados de educação (juntas de freguesia de Travanca, Moimenta, Espadanedo, Tarouquela, Santiago de Piães). Outras autarquias locais colaboraram na cedência de espaços ou materiais, como a Junta de Freguesia de Cinfães e de Souselo.

Foto: Município de Cinfães

A Junta de Freguesia de Nespereira dinamizou também, um programa de atividades de verão, no qual a câmara municipal colaborou, tendo cedido dois professores para apoio a estas atividades, bem com a utilização gratuita de espaços municipais, entre outros.

Foto: Município de Cinfães
Foto: Município de Cinfães
Foto: Município de Cinfães
Foto: Município de Cinfães