A manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, foi de animação e celebração para o Centro Social e Paroquial de São Romão de Carvalhosa, que comemorou o 14.º aniversário com um programa que reforça a missão de apoio social e espiritual à comunidade.
Direção, funcionários e utentes juntaram-se no adro da Igreja Paroquial de São Romão de Carvalhosa para assistir à missa e partilhar momentos de alegria no brunch comunitário, onde decorreu o tradicional cantar dos parabéns e o espetáculo de fogo de artifício.

Para o presidente do Centro Social, Padre Angel Gerard, o Centro Social e Paroquial de São Romão de Carvalhosa apresenta-se como uma resposta “importante” no apoio às famílias, integração social e promoção da caridade e solidariedade, “especialmente no contexto do Ano Jubilar de 2025, marcado pelo tema da esperança e perdão. Trata-se de uma Instituição muito importante para a comunidade de fiéis, neste caso da freguesia de Banho e Carvalhosa, colocando na prática o principal objetivo e missão: promover o bem-estar social e espiritual dos habitantes da freguesia, e não só, principalmente dos mais vulneráveis”, reitera.
Além do trabalho social que abrange – integração social, desenvolvimento comunitário, apoio às famílias e a promoção cultural e de educação – o Centro Social e Paroquial de São Romão de Carvalhosa “fomenta a prática da caridade e solidariedade entre os membros da comunidade, tendo como fonte a celebração eucarística mensal. No nosso centro trabalhamos para fomentar princípios de amor e caridade tendo como exemplo a Nosso Senhor Jesus Cristo”, acrescenta.

Por isso, neste 14.º aniversário Padre Angel Gerard agradece “a Deus por que se completa mais um ano de trabalho e serviço na obra social e espiritual, porque nos dá a oportunidade de sermos embaixadores da caridade e do seu amor. Queremos agradecer também a todos aqueles que nos apoiam monetariamente e a todos aqueles que nos colaboram de diferentes formas“.
Em declarações ao Jornal A VERDADE, o pároco, que há três anos integra as celebrações da instituição, garante tem sido “muito interessante, porque não conhecia o conceito dos centros sociais. Sabia que era uma obra de caridade, mas não conhecia mais nada. Tem sido bom conhecer a estrutura, como se trabalha, partilhar momentos com os doentes. Celebro missas com eles todos os meses e é sempre uma alegria. O centro é muito conhecido e é um dos que melhor está na diocese. Isso tem ajudado para que as pessoas se envolvam desta forma. Isto motiva-me a continuar a fazer este trabalho e a estar junto das pessoas. É uma obra muito grande“, reforça.

A trabalhar no Centro Social e Paroquial de São Romão de Carvalhosa há 14 anos, Carla Pinto, não tem dúvidas de que “têm sido anos muito gratificantes. A cada ano que vai passando vamos melhorando e é bom vê-los felizes. Vamos para casa com a sensação de dever cumprido, todos os dias”, disse a animadora.














