centro cycling baiao.jpg 2
Publicidade

O Centro Cycling de Baião foi alvo de uma recente requalificação, que se iniciou em 2023, com a pavimentação do arruamento e da zona envolvente ao Centro, terminando já em 2024, com a criação de um espaço para guardar bicicletas e material de apoio à prática ciclística.

Foi também estabelecido um novo modelo de funcionamento que permite que qualquer utilizador aceda aos diferentes espaços através de uma aplicação.

centro cycling baiao

O equipamento, inaugurado em 2017, já estava dotado de balneários, oficina de bicicletas, zona de lavagem, espaço administrativo e sanitários. Atualmente, possui sete bicicletas de diferentes tamanhos, bem como capacetes de proteção, que permitem que qualquer família, que queira desfrutar da envolvência do território, o possa fazer gratuitamente, bastando para isso, aceder à plataforma concebida para o efeito e solicitar a utilização das bicicletas.

centro cycling baiao.jpg 3

O vice-presidente e vereador com o pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, referiu que “o Centro Cycling é um espaço criado para fruição de todos, dos mais novos aos mais velhos, dos que cá residem e daqueles que nos visitam. Queremos que este espaço, sirva também de apoio à atividade turística do território”, pode ler-se na nota enviada pela autarquia.

A requalificação do espaço resultou de um “esforço partilhado” com a vereadora Anabela Cardoso, vereadora com o pelouro da Cultura e Turismo, tendo sido possível efetuar melhorias no centro e em toda a zona envolvente (implementação de um sistema que permite, através de uma aplicação, que qualquer interessado possa aceder à infraestrutura de forma autónoma).

centro cycling baiao.jpg 4

O autarca deixou um apelo “à prática desportiva como forma de mitigar potenciais problemas de saúde. Somos o concelho com maior percentagem proporcional de áreas verdes e florestais em todo o distrito do Porto e esta é mais uma forma de proporcionar a quem nos visita um contacto privilegiado com os espaços naturais que compõem o nosso território”, sublinha.