O Instituto de Imersão Cultural – Stay to Talk está a organizar o décimo “Sarau Comunitário – Promoção, dinamização e investigação do património cultural de Amarante” no Centro Cultural de Amarante, no dia 11 de novembro, às 20h30.

Este evento consiste “num encontro lúdico-reflexivo assente numa conversa sobre as instituições que promovem, dinamizam e investigam a cultura amarantina”, explica o instituto em nota de imprensa.

O Stay to Talk – Instituto de Imersão Cultural tem estado a organizar o Ciclo de Saraus Comunitários por Amarante que são “encontros comunitários que pretendem reunir entidades e habitantes locais com o objetivo de debater as mais valias da implementação da Rede de Agentes Culturais Comunitários (RACC). Uma rede que permite organizar a chegada do turismo às localidades e esclarecer como é que cada um poderá tirar vantagens sociais e financeiras”, explica o instituto.

Acrescenta, ainda, em comunicado de imprensa que “estes saraus procuram refletir sobre a identidade local, a sua cultura e identificar entidades que queiram ter um papel ativo no desenvolvimento local, apostando na área do turismo cultural comunitário”.

A programação do décimo sarau comunitário foi realizada em conjunto com as freguesia de S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão e conta com o apoio da junta de freguesia. Trata-se de uma iniciativa premiada pela União Europeia e pelo Conselho da Europa 2022 e tem como parceiros permanentes a ERA-FM e o município de Amarante.