Modelo que une em rede bombeiros, Polícia Municipal e Proteção Civil contou com investimento de 540 mil euros.

Este sábado, dia 25 de março, vai ser inaugurada a Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Gondomar. José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, Luís Meira, Presidente do INEM, e o brigadeiro-general Duarte da Costa, Presidente da ANEPC, marcam presença na cerimónia que decorre no Gondomar Goldpark, pelas 09h30.

Publicidade

Com um investimento que, de acordo com a autarquia, será de “cerca de meio milhão de euros”, a nova estrutura, integrada no centro municipal de operações de socorro, permitirá “centralizar num único espaço todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários do município“, explica em comunicado.

A CMOS fará “a gestão inicial das emergências, atuando em rede e permitindo responder de forma global e integrada a todos os fatores ligados a uma emergência”, acrescenta.

Esta integração permite perceber “mais eficazmente como é que devem ser despachados os meios de socorro, poupando-se minutos que podem ser decisivos neste tipo de respostas”, conclui.

Publicidade