logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Centenas de fiéis do Marco Canaveses subiram ao monte do Castelinho para honrar a sua padroeira

A freguesia de Avessadas e Rosém, no concelho do Marco de Canaveses, viveu esta segunda-feira, 8 de setembro, feriado municipal, o ponto alto da Festa em Honra de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas da região.

Redação

O programa teve início logo pela manhã, com a procissão de regresso da imagem da Senhora do Castelinho à capela no monte, acompanhada pelas cruzes das várias paróquias. Seguiu-se a Eucaristia solene presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, considerada o momento central da festa.

Após a celebração religiosa, os fiéis participaram no tradicional farnel e convívio comunitário. Durante a tarde, a devoção popular voltou a manifestar-se numa nova procissão, que levou o andor da Senhora e as promessas até ao Penedo do Clamor, encerrando assim as festividades.

Na sua intervenção, Rosa Torres, em nome da Irmandade de Nossa Senhora do Castelinho, destacou a devoção e gratidão dos fiéis: “Senhora do Castelinho, Mãe querida, neste dia do teu aniversário tens a teus pés a imensa multidão dos teus fiéis. Gente simples e generosa que guarda no coração enorme gratidão pelas muitas graças recebidas ao longo das suas vidas”.

A porta-voz da Irmandade sublinhou ainda os agradecimentos às entidades presentes: “Queremos endereçar um agradecimento especial ao nosso Bispo, D. Manuel Linda, pela presença e pelas palavras profundas e sábias que nos deixou. A sua presença é uma honra para todos nós e um sinal vivo de que este povo tem um pastor”.

A Irmandade recordou ainda o papel dos párocos, dos bombeiros, da Cruz Vermelha e das forças policiais, bem como de todos os que colaboraram com a festa através de gestos de solidariedade, nomeadamente nos arranjos florais. Aos mordomos, foi dirigida uma palavra especial: “Enquanto houver mordomos, haverá sempre Castelinho”.

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, presidindo à celebração, dirigiu-se também aos fiéis com palavras de encorajamento espiritual, apelando à união e à partilha: “Sou graças a Deus por todos vós que aqui estais. Que sejais muito felizes. O mais importante é que não percais a esperança, que continueis a viver com fé e com vontade de abençoar, ajudando a construir uma sociedade mais justa”.

O prelado deixou ainda uma mensagem de proximidade: “A melhor forma de agradecer é estarmos unidos, na paróquia, na comunidade, nas nossas casas e também junto dos que sofrem, em tantos lugares onde a Igreja está presente. Que o Senhor vos abençoe e nos abençoe a todos”.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho encerrou assim mais uma edição, reafirmando a sua importância religiosa, cultural e social, mobilizando centenas de pessoas num testemunho de fé que atravessa gerações no concelho do Marco de Canaveses.

Consulte aqui galeria de imagens das celebrações deste ano: