O Cenfim está a promover a mobilidade europeia em Amarante e Marco de Canaveses através do projeto “Off  the  Beaten  Path:  Studying  the  Architectural,  Historical  and  Social  Heritage  of  Local  Communities  in European Cities”, que envolve seis entidades de educação e formação de seis países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).

A organização refere em comunicado que o principal objetivo do projeto é “o estudo e levantamento de 12 (dois em cada país) bairros nas cidades da entidades parceiras, nos seus elementos de arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público”.

Através  das  atividades  do  projeto,  as  entidades  parceiras  pretendem “aproximar  estes  locais  às  sociedades  locais  e também às comunidades intervenientes na parceria”. Por sua vez, os formandos “ficarão mais aptos para o trabalho de equipa e das suas competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa”.

Durante as mobilidades serão realizadas visitas aos bairros/locais selecionados e realizadas entrevistas aos moradores, historiadores, empresários, registos fotográficos e videoclipes curtos, pesquisada a história das comunidades. No final de cada mobilidade, será realizada uma miniconferência na escola anfitriã, durante a qual a pesquisa e trabalhos realizados serão apresentados à escola.

Em cada mobilidade participaram por princípio dois professores e três alunos de cada escola visitante, até ao momento este projeto envolveu diretamente 86 participantes das escolas visitantes.