O Cenfim está a promover a mobilidade europeia em Amarante e Marco de Canaveses através do projeto "Off the Beaten Path: Studying the Architectural, Historical and Social Heritage of Local Communities in European Cities", que envolve seis entidades de educação e formação de seis países da Europa (Hungria, Dinamarca, Lituânia, Polónia, Itália e Portugal).
A organização refere em comunicado que o principal objetivo do projeto é "o estudo e levantamento de 12 (dois em cada país) bairros nas cidades da entidades parceiras, nos seus elementos de arquitetura, história e ambiente social, mas que não tenham sido considerados como referenciados no domínio do interesse público".
Através das atividades do projeto, as entidades parceiras pretendem "aproximar estes locais às sociedades locais e também às comunidades intervenientes na parceria". Por sua vez, os formandos "ficarão mais aptos para o trabalho de equipa e das suas competências de comunicação e apresentação, assim como do conhecimento da língua inglesa".
Durante as mobilidades serão realizadas visitas aos bairros/locais selecionados e realizadas entrevistas aos moradores, historiadores, empresários, registos fotográficos e videoclipes curtos, pesquisada a história das comunidades. No final de cada mobilidade, será realizada uma miniconferência na escola anfitriã, durante a qual a pesquisa e trabalhos realizados serão apresentados à escola.
Em cada mobilidade participaram por princípio dois professores e três alunos de cada escola visitante, até ao momento este projeto envolveu diretamente 86 participantes das escolas visitantes.