O núcleo do CENFIM de Amarante participou no 46.º Campeonato Nacional das Profissões, um evento que decorreu entre os dias 12 e 16 de novembro, no Europarque em Santa Maria da Feira, e contou com a participação de 430 jovens em representação de mais de 50 profissões.
A comitiva de Amarante fez-se representar por um total de dez concorrentes e seis jurados que representarão seis profissões do setor metalúrgico, metalomecânico e eletromecânico, sendo que quatro membros desta equipa conquistaram um lugar no pódio.
O centro de formação CENFIM Amarante reforça que “os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o nosso setor, provando que a nossa região está na linha da frente na formação profissional de excelência”.
Os setores em representação nesta competição por parte do CENFIM foram: maquinação CNC, robótica industrial, prototipagem industrial, prototipagem rápida, mecatrónica industrial, eletromecânica industrial e manutenção industrial.
Os jovens medalhados de Amarante foram: Nélson Ribeiro, com uma medalha de ouro no setor de eletromecânica industrial; Loris Sgroj e Diogo Pinto com medalhes de ouro em robótica industrial; Martim Moreira medalha de ouro em manutenção industrial; Ângelo Pereira conquistou uma medalha de prata em maquinação CNC e Ana Sousa conquistou a medalha de excelência em prototipagem rápida.
Os grande vencedores desta competição vão poder continuar no campeonato, que vai continuar em 2025 através do Euroskills em Herning, na Dinamarca, um evento a decorrer entre os dias 8 e 14 de setembro.
Além disso, os três medalhistas de ouro de Amarante, Nélson Ribeiro, Loris Sgroj e Diogo Pinto, também vão puder representar Portugal no Campeonato Mundial de Worlskills, a decorrer em Xangai na China, em setembro de 2026.
A CENFIM de Amarante acrescenta que “o Campeonato Nacional de Profissões não só inspira os jovens a alcançarem a excelência, como também, fortalece a posição de Portugal no panorama internacional da formação técnica e profissional”.