O CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica de Amarante dedica-se a formar profissionais no setor Metalúrgico, Metalomecânico e Eletromecânico. Um dos núcleos está localizado em Amarante e tem José Silveira como diretor, que destaca a importância da formação especializada nesta área, para as empresas da região.
Está de portas abertas, todos os dias úteis, entre as 09h00 e as 23h00. "Temos cursos no período laboral para a modalidade de aprendizagem, a educação e formação de adultos e também os nível cinco/CET. À noite, temos formação para empresas, nomeadamente na área da soldadura, de CNC, CAD e CAM e também temos os CET pós-laboral, que geralmente quem frequenta estes cursos são os colaboradores das empresas", descreveu.

O CENFIM de Amarante é "quase uma fábrica a produzir e a qualificar recursos humanos". No entanto, José Silveira lamenta o facto de não conseguirem "qualificar face às necessidades do setor, todos os dias nos chegam pedidos. Temos muito trabalho a fazer, acho que é necessário mudar o 'chip' da sociedade, para perceberem que as áreas técnicas são o futuro dos nossos jovens".
De acordo com o diretor, "se queremos garantir a indústria nas nossas localidades, com mais valias, com valor acrescentado, com pessoas mais qualificadas, os jovens têm de enveredar pelas áreas técnicas e há muito a fazer nesse sentido. A Europa está a trabalhar, os países mais desenvolvidos da Europa estão a fazer isso e nós também temos de o fazer".
Para José Silveira, é necessário "começar pela retaguarda familiar, desde muito cedo, nas escolas. Por exemplo, aprender as letras com as profissões, visitarem as fábricas e perceberem como se fazem as coisas, porque a nossa indústria é extremamente fascinante. Somos a indústria das indústrias, fazemos com que tudo aconteça, estamos antes de acontecer e depois de acontecer e também garantimos que tudo aconteça e se produza. É a nossa função no nosso tecido empresarial".

Oferta é maior do que a procura e salários são "acima da média"
José Silveira afirma que a procura, por parte das empresas, é "muito acentuada", e os salários "são acima da média, porque, se os empresários quiserem contratar, têm de pagar valores acima do salário mínimo. Há muito a fazer e, por parte de alguns empresários, sei que fazem isso. Todos os nossos cursos têm estágios curriculares e a maioria dos nossos alunos recebem uma gratificação pelo serviço que prestam. A maioria fica a trabalhar nas empresas, temos pleno emprego".
Segundo o diretor, um jovem que faz o estágio numa empresa vai adaptar-se e perceber o funcionamento da mesma. "O jovem conhece a empresa, a empresa conhece o jovem, eles conhecem a atividade. É esta a nossa realidade e é o que queremos continuar a fazer, porque estamos numa crise de técnicos. Se faltarem muitos técnicos ainda vamos pagar mais".

Para levar o CENFIM até mais alunos, o centro de formação pretende apresentar os cursos "nas escolas. Temos todo o interesse em colaborar com as escolas básicas, iremos continuar a ter esse tipo de interação, de atividade nesses projetos, porque queremos promover este setor que tanto tem para dar ao território. As empresas têm tecnologia de ponta, o CENFIM tem essas tecnologias também, anda de braço dado com as empresas, alinhamos todas as nossas formações, das diferentes modalidades com as reais necessidades do mercado de trabalho, do nosso tecido empresarial, é o sinónimo do nosso êxito, que é assim que enquadramos. Andamos de mão dada com a empresa, vamos ao encontro deles, ao encontro do emprego na região do Tâmega e Sousa".
Por fim, José Silveira deixa um convite para todos os jovens que se identifiquem com as áreas referidas: "são áreas sempre com coisas novas, com tecnologia todos os dias a aparecer. Nós, no CENFIM, estamos sempre a ter equipamentos novos, sempre a ter mais ofertas, mais pontos de atração e queremos muito potenciar essas áreas, porque temos estas tecnologias que estão ao dispor dos nossos jovens e adultos".
O CENFIM - Amarante está também presente na edição de 2024 da AGRIVAL, em Penafiel, com o objetivo de dar a conhecer a oferta formativa.

