O município de Celorico de Basto anunciou que foi assinado o contrato da empreitada de instalação de mais de 13 mil metros de rede de saneamento.

“A Águas do Norte, SA, vem informar que o contrato da empreitada GAE – EB0878 – empreitada de Construção de Rede de Saneamento em Celorico de Basto foi assinado com data de 12 de julho, estando a consignação da empreitada prevista para o mês de agosto de 2022”, refere uma nota da autarquia.

A empreitada, adjudicada à empresa Boaventura & Boaventura S.A., consiste na instalação de “13.138 metros de rede de saneamento, 254 ramais domiciliários e 14 estação elevatória, nas freguesias de Veade e Molares”.

O investimento, no valor de cerca de 1,9 milhões de euros, tem o prazo de execução de 455 dias, informa também um comunicado da Águas do Norte.

Com a execução desta infraestrutura, numa extensão de cerca de 13 quilómetros, incluindo a construção de uma estação elevatória, “será disponibilizado a mais 254 edifícios deste município a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”.

Os trabalhos a executar, no âmbito Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste, estão abrangidos pela candidatura apresentada ao abrigo do aviso n.o5/REACT – EU/2021-FEDER – Apoio à transição climática – investimentos em infraestruturas de saneamento de águas residuais em sistemas de baixa, sendo esta empreitada cofinanciada no âmbito da candidatura POCI-07-62H1-FEDER-181416, com o valor do apoio comunitário aprovado igual a 1,6 milhões de euros.

Notícia atualizada às 11h10 de dia 19/07/2022.