Em março.

No dia 13 de março, vai decorrer um trail longo, um trail curto e uma caminhada nos trilhos do Viso, pequenas rotas desenvolvidas pelo município de Celorico de Basto.

Os trilhos do Viso são uma organização conjunta entre o município e o Boavista Futebol Clube e vão ser apadrinhados pela atleta de Trail Portuguesa, Ester Alves. Constam de três provas: o trail longo com 23 km (1000M D+), o trail curto com 13,5 km (500mD+) e a caminhada com 8,4 km (300m D+).

“Esta prova desportiva irá marcar a inauguração oficial do PR2, que contempla três pequenas rotas desde Borba de Montanha até ao Viso, passando por entre castros e mamoas, vestígios arqueológicos que remontam à antiguidade da nossa história e memória e que pretendemos preservar e dar a conhecer. Estas pequenas rotas são o início de um circuito de rotas que irão circundar o Viso e tornar-se, por certo, dos locais de eleição para quem gosta de provas como trails ou caminhadas por entre a natureza”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, citado num comunicado da autarquia.

O Boavista Futebol Clube contempla o trail como modalidade amadora, Boavista Trail. O seu diretor, Rodolfo Silva, afirmou a pertinência de integrar a organização dos trilhos do Viso “pela qualidade e dificuldade do percurso”. “Os trilhos do Viso apresentam-se com as características ideais para quem pratica trail, as dificuldades dos percursos, a beleza, a natureza, a história, tudo junto aumenta a adrenalina daqueles que dão o máximo para concluir as provas com sucesso. O Boavista Trail conta com uma equipa altamente motivada quer para organizar estes eventos quer para participar nos mesmos. Temos atletas de referência que se destacam a nível nacional e internacional que não querem perder a oportunidade de percorrer os Trilhos do Viso”, referiu.

As inscrições já estão disponíveis online.