O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto irá receber, nos próximos dias de 22 a 24 de fevereiro ,a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura onde os alunos apurados para esta fase irão concorrer pelos 2 lugares ,por ciclo, de apuramento para a próxima fase do concurso. 

A fase municipal terá lugar no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, contando com todos os alunos, de diferentes anos letivos, apurados nas diversas escolas nas fases anteriores do concurso. No dia 22 de fevereiro irão a concurso os alunos do 1º e 2º ciclo de ensino cujas livros escolhidos foram “A maior Flor do Mundo” de José Saramago e para o 2º ciclo foi escolhido o livro “Bicicleta à Chuva” de Margarida Fonseca Santos. 

No dia 24 de fevereiro será realizado o concurso dos alunos do 3º ciclo e os alunos do Secundário, para o 3º ciclo foi escolhida a obra “Constantino, guardador de Vacas e de Sonhos” de Alves Redol, e no Secundário “Uma Escuridão Bonita” de Ondjaki.

A vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, afirmou num comunicado de Facebook da página do Município que  “esta iniciativa não é apenas um concurso, é um encontro que se pretende divertido, e procura incentivar a práticas de leitura, seja através de suportes impressos ou digitais, o importante é ler, ler muito”.

Texto elaborado com o apoio de Rui Pinto, aluno da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro