O município de Celorico de Basto promoveu alguns produtos regionais na Escola Superior de Turismo de Viana do Castelo, na quarta-feira, dia 9 de março, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Esses produtos regionais, como o cabrito assado, as pataniscas, os bolos de camélias (flor camélia e camélia) e o vinho verde, são aqueles que vão constar da ementa do Fim de Semana Gastronómico reservado ao concelho a 25 e 26 de novembro, com a Feira Anual de Sta. Catarina como fator de atratividade.

Foto: Município de Celorico de Basto

A ação promocional foi promovida pelo município e contou com a participação do Restaurante Nova Vila, da Amelmary Padaria e Pastelaria e da Pastelaria Camélias e com os vinhos verdes dos produtores do concelho. Foi ainda promovida a Festa Internacional das Camélias, a decorrer em Celorico de Basto durante o mês de março, indica um comunicado da autarquia.

“Estas iniciativas mostram-se como primordiais quando temos o objetivo de promover um território no seu todo. A nossa oferta turística é múltipla e diversificada, desde a natureza, ao património e à gastronomia. Somos um município empenhado na criação de oferta cultural e cada vez mais atrativos para quem gosta de ambientes calmos. Vivemos uma dinâmica turística em crescendo neste concelho e, nesse sentido, pretendemos que os nossos agentes locais tenham um papel cada vez mais presente nas iniciativas promovidas pelo município”, disse Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Foto: Município de Celorico de Basto

“Esta ação em particular beneficia-nos de múltiplas formas, primeiro demos a conhecer a nossa gastronomia aos jovens desta Escola, depois podemos trocar experiências e propor iniciativas que poderão ser benéficas para ambas as partes. A troca de conhecimento e a criação de parcerias é das melhores formas de alavancar um produto”, completou.

A iniciativa visa promover a gastronomia do território integrado no TPNP e decorre de 4 de março a 18 de dezembro.