As técnicas da Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto estiveram na quarta-feira, dia 18 de maio, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa para promover uma ação de sensibilização sobre doenças cardiovasculares, junto de alguns idosos que integram o programa Celorico a Mexer.
A ação designada "o seu coração" abordou várias temáticas, desde doenças cardiovasculares, fatores de risco das doenças cardiovasculares, assim como a prevenção das doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e, nesse sentido, é "importante sensibilizar a nossa população para ter mais cuidado com o coração, é preciso ensinar e aumentar a literacia para a saúde e motivar para uma alimentação saudável, prática do exercício físico e sobretudo uma boa vigilância médica, nos cuidados de saúde primários. A plateia de hoje tem mais riscos de problemas cardiovasculares pela idade e doenças associadas" disse a técnica da UMS, Daniela Silva.

O programa Celorico a Mexer, que integra idosos de Celorico de Basto, é uma parceria que a coordenadora de ação social e saúde do município, Helena Martinho, realça. "O Celorico a mexer não é apenas uma atividade lúdica, recreativa e de lazer, é um serviço que aborda todo o tipo de informação útil que possa ser benéfica para o dia-a-dia das pessoas. Aproveitamos esta ação integrada na campanha do mês do coração da Unidade Móvel, e sendo as doenças cardiovasculares as de maior incidência no nosso concelho, para ensinar e aconselhar as pessoas para o estilo de vida e sinais de alerta, sendo mais uma forma de apoiar estas populações ao aumentar a sua literacia para a saúde".

Para Conceição Pereira, utente do Celorico a Mexer, estas ações "são muito importantes para nos ensinar a ser mais ativos e a ter comportamentos saudáveis para a nossa saúde, eu faço natação duas vezes por semana por indicação médica e faço as aulas de ginástica do Celorico a Mexer mas se soubesse que me fariam tão bem já teria começado as aulas há muito mais tempo".

Na visão da vereadora da Ação Social e Saúde do município, Maria José Marinho, estas campanhas são importantes porque "temos uma população idosa significativa e reconhecemos que a prevenção é essencial. Uma sensibilização para a prevenção efetivada pelos profissionais de saúde que dão conselhos, informam para os sinais de alerta, esclarecem para os cuidados de saúde primários porque quando se trata de coração é preciso agir por antecipação e nesse sentido, perceberem os comportamentos que devem adotar", conclui.