logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Celorico de Basto: Estação de Codessoso foi reabilitada

Redação

Foram inauguradas, no sábado, dia 11 de junho, as obras de reabilitação da Estação de Codessoso, depois de vários meses de intervenção para a total reabilitação do edifício e concluída a pavimentação de um percurso de 4,5kms da ecopista da Linha do Tâmega.

A intervenção procurou "recuperar a memória pública e manter a imagem tradicional da antiga estação de caminhos de ferro", indica um comunicado da autarquia. O edifício da estação e o cais vão servir de apoio aos turistas e utilizadores da ecopista, com possibilidade de descanso temporário para recuperar energias para regressar à atividade física, fazer refeições ligeiras, tomar um duche e trocar de roupa.

"Com a reabilitação desta estação, a par da reabilitação da Casa da Taipa em Canedo, da estação de Mondim e da estação de Lourido, estamos a dar passos seguros para transformar esta ecopista numa das melhores ecopistas do país", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

Foto: Município de Celorico de Basto

Esta estação tem como objetivo "ser um espaço de apoio aos utentes da ecopista, mas também um espaço de serviços para todas as pessoas desta freguesia, bem demonstrativo com esta Festa do Mel". O autarca observou também que "este é um equipamento que vai requerer o empenho e a participação desta junta de freguesia, mas também da comunidade local".

"Um espaço que foi criado para dar resposta aos nossos jovens, às coletividades, aos nossos empresários que aqui queiram realizar iniciativas diversas. Será também um espaço de promoção cultural e de divulgação da nossa história, dos nossos valores, das nossas potencialidades", acrescentou.

"Sabemos que os projetos que aí vêm serão exigentes, mas também sabemos que poderão ser uma verdadeira oportunidade para concretizar ideias e projetos, queremos todos, que Codessoso cresça e se desenvolva e tem excelentes condições para o fazer", rematou.

Foto: Município de Celorico de Basto

A cerimónia de inauguração iniciou com o descerramento da placa evocativa seguida dos discursos protocolares. O presidente da junta de freguesia, Fernando Pinheiro, mencionou que: "todas as obras que se fazem em Codessoso são importantes, mas não posso deixar de admitir que esta me é particularmente especial".

"Para quem não sabe, eu nasci aqui ao lado, mais ou menos a 50 metros daqui e toda a minha vida aqui vivi. O som dos comboios era o relógio deste lugar, e fez parte do meu crescimento. Era um bem muito precioso, era o principal transporte de muitas das pessoas deste lugar com vários horários de passagem. Nos anos 80 a linha encerrou e com o passar dos anos este edifício foi-se deteriorando, causando grande tristeza a quem tão boas recordações tinha. Por isso, hoje, todos nós temos motivos para celebrar com muita alegria. Voltamos a ver o edifício da estação e do cais tal como eram, e acredito que esta estação vai voltar a ser um local de convívio como em tempos passados. Com a linha transformada em ecopista, a estação reabilitada, temos todas as condições para que este espaço volta a ser um cartão de visita quer para codesso quer para o concelho", explicou.

Foto: Município de Celorico de Basto

A reabilitação da estação e ecopista integram a candidatura desenvolvida pelo município designada "Infraestruturas de apoio à ecopista", que contempla o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do PROVERE.

Foto: Município de Celorico de Basto