inauguracao estacao de canedo
Publicidade

A Estação de Canedo, em Celorico de Basto, foi inaugurada este sábado, dia 3 de agosto. O espaço renovado serve agora como alojamento urgente e temporário dos utilizadores da ecopista, um projeto inserido na estratégia local de habitação.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo, Sérgio Mota, foi “com uma alegria imensa” que testemunhou a inauguração das obras de reabilitação da antiga estação de comboios, “um edifício carregado de histórias e memórias, que durante anos, prestou um serviço prestigiante à nossa população e que agora ganha uma nova vida e prestará um serviço diferente no âmbito do alojamento urgente e temporário, inserido na estratégia local de habitação e espaço de venda de produtos regionais, no apoio aos utilizadores da ecopista”.

O edifício estava ao serviço da União das Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, sendo onde se realizavam semanalmente os ensaios do Rancho Folclórico de Canedo. No entanto, enquanto esteve devoluto foi “objeto de atos de grande vandalismo”, disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Foi realizada uma profunda intervenção, com a reabilitação do espaço canal e dos azulejos. ara o autarca, “a melhor forma de preservarmos as coisas é darmos-lhe um uso que valorize os edifícios e preserve a sua história. Neste momento, grande parte dos edifícios das estações estão a ser utilizados para apoiar os utentes da ecopista, promover o nosso território e ao mesmo tempo, serem capazes de dinamizar a nossa economia local”. Acrescenta ainda que “a escassez de habitação é um problema a nível nacional, mas neste concelho queremos reabilitar todos os edifícios públicos que estão devolutos e colocá-los ao serviços das pessoas”.

inauguracao estacao de canedo 2

A Estação de Canedo foi a última estação dentro do território de Celorico de Basto a ser reabilitada.

Originalmente denominada de Apeadeiro de Canêdo, a estação foi uma antiga interface da Linha do Tâmega. Devido à baixa procura, o segmento da Linha do Tâmega entre Arco de Baúlhe e Amarante foi encerrado, a 2 de janeiro de 1990.

O tempo em que a estação esteve devoluta resultou num estado de degradação que tornou “imperativa a sua reabilitação“.

estacao de canedo 4

Ler Mais: