O município de Celorico de Basto inaugura, este sábado, dia 3 de agosto, às 17h00, as obras de reabilitação da Estação de Canedo de Basto, após uma profunda intervenção no espaço.
Após a reabilitação, a antiga estação será transformada num espaço de apoio aos utilizadores da ecopista sem danificar a memória das funções que em tempos exerceu.
Para o município, este é “um importante momento no que respeita à preservação e valorização do património edificado, em particular dos edifícios contíguos à linha do Tâmega“, lê-se no comunicado. Todos os edifícios junto à ecopista estão reabilitados, mas “faltava este“.
A Estação de Canedo de Basto está integrada na Ecopista do Tâmega, construída no espaço canal da linha ferroviária desativada, agora destinada à circulação pedonal ou de bicicleta. Construída na década de 40, está atualmente ao serviço da União das Freguesias de Canedo de Basto e Corgo, sendo onde se realizam semanalmente os ensaios do Rancho Folclórico de Canedo.
Originalmente denominada de Apeadeiro de Canêdo, a estação é uma antiga interface da Linha do Tâmega. Devido à baixa procura, o segmento da Linha do Tâmega entre Arco de Baúlhe e Amarante foi encerrado, a 2 de janeiro de 1990.
O tempo em que a estação esteve devoluta resultou num estado de degradação que tornou “imperativa a sua reabilitação”.
Texto redigido com o apoio de Matheus Santos, aluno estagiário da UTAD.