Alunos de Celorico de Basto foram distinguidos esta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, na fase municipal do concurso nacional de leitura, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

No dia 22 de janeiro, os alunos do 1º ciclo fizeram a prova com a leitura e interpretação de um excerto da obra de José Saramago, “A maior flor do mundo”. Aos selecionados para a fase seguinte do concurso nacional de leitura, o município irá atribuir, na fase Intermunicipal, um vale com um valor monetário a ser trocado por livros nas livrarias do concelho, indica o comunicado.

A vereadora da educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, observou que se trata de um “concurso em que todos são vencedores, num momento único, lúdico, em que se incentiva e promove a leitura a Língua Portuguesa”. Maria José Marinho deu ainda uma palavra de apreço aos professores e aos pais que durante esta fase da COVID-19 tiveram de se “desdobrar para conseguir proporcionar um ensino de qualidade aos nossos alunos, dedicando-se integralmente para que, apesar de todos os condicionalismos, os resultados fossem os mais positivos possíveis”.

Nesta fase do concurso, os alunos foram sujeitos a uma prova oral em que o júri avaliou a leitura expressiva de acordo com a dicção, expressividade e ritmo e a argumentação com a avaliação centrada no discurso fluente, articulado, coerente e correto, no vocabulário variado e rico, na apreciação global do livro e na capacidade discursiva

A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura irá realizar-se no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa no dia 7 de abril.