camoes celorico de basto 2
Publicidade

O Município de Celorico de Basto homenageou, no dia 29 de novembro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, onde se celebraram os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, com uma cerimónia que destacou a importância do poeta na cultura portuguesa.

A cerimónia, idealizada por Afonso Valente Batista, patrono da cultura do município, foi marcada pela diversidade de momentos culturais onde esteve presente o ator Pedro Lamares que declarou poemas de Camões enquanto o coro da Academia de Música de Basto interpretou composições originais inspiradas na poesia camoniana.

camoes celorico de basto 3

O Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, elogiou a iniciativa e o trabalho desenvolvido por Afonso Valente Batista, afirmando que “celebrar Camões é enaltecer a nossa língua, a nossa história, a nossa poesia, a nossa cultura”.

Ao longo de duas horas, o público teve a oportunidade de conhecer mais profundamente a vida e a obra do autor de Os Lusíadas. Os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto também participaram, apresentando trabalhos inspirados no legado de Camões, num momento que Afonso Valente Batista considerou “inspirador”.

A cerimónia contou ainda com a presença de Jorge Sobrado, Diretor da Cultura do Norte e vice-presidente da CCDR-N, que destacou a importância do evento para descentralizar a oferta cultural em Portugal. Sobrado afirmou que Celorico de Basto demonstrou ser possível unir “o mundo da erudição e da academia” com a “aprendizagem artística comunitária”.

camoes celorico de basto 1

Durante o seu discurso, Sobrado sublinhou a relevância de Camões como símbolo da cultura portuguesa, referindo-o como “um contemporâneo, humano e paradoxal, que nos ajuda a compreender as nossas emoções e contradições”. Enalteceu ainda a aposta do Município na cultura como agente transformador, reforçando o compromisso da CCDR-N no apoio a projetos que promovam a valorização do território e o acesso à cultura.

A cerimónia realizada no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, foi um marco na agenda cultural de Celorico de Basto, reforçando a vitalidade e o dinamismo da cultura no concelho.

camoes celorico de basto