Um camião com seis toneladas de produtos saiu de Celorico de Basto no dia 17 de março com destino a Braga, onde foi feita a trasfega dos bens para os camiões da SOS Ucrânia, seguindo para os corredores humanitários daquele país.

Os bens, que incluem 10 paletes de alimentos, produtos de higiene e medicação e uma palete de água, foram cedidos pela população de Celorico de Basto e recolhidos numa organização conjunta entre o município, que também cedeu o camião de transporte até Braga, as juntas de freguesia, as IPSS, os bombeiros voluntários e os escuteiros.

Foto: Município de Celorico de Basto

Segundo um comunicado da autarquia, além dos produtos mencionados, encontra-se ainda em armazém vestuário que está devidamente organizado e empacotado para ser enviado oportunamente para a Ucrânia, fruto também “da solidariedade do povo celoricense”.

“Foi feito um repto a todos os celoricenses que acataram prontamente manifestando gestos de partilha, ajuda e solidariedade. Ninguém ficou indiferente ao que se passa com o povo da Ucraniano e todos quiseram fazer parte deste gesto que permitiu a recolha de bens essenciais para a Ucrânia. Pequenos gestos podem mudar o mundo e são impulso de estímulo à paz”, comentou a vereadora Maria José Marinho.