O BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol de Celorico de Basto foi distinguido esta terça-feira, dia 29 de novembro, na 25.ª edição da gala dos troféus desportivos “O Minhoto”, que decorreu em Famalicão.

O clube recebeu o prémio “Clube Fomento Desporto Jovem”, numa votação que envolveu os clubes, a imprensa e vários agentes desportivos e que premeia o trabalho realizado por esta coletividade na modalidade do Andebol.

João Varejão, mentor deste projeto desportivo realizado em ambiente escolar, marcou presença na entrega de prémios, recebendo da vereadora Maria José Marinho o galardão desportivo. “Esta é uma distinção justa, que nos assenta como uma luva a um projeto desportivo que tem feito a diferença na vida dos atletas. É um prémio coletivo, que muito nos orgulha. Desde o início que o objetivo maior é o fomento do desporto entre os mais jovens, articulando a prática desportiva com a vida escolar. Este é um reconhecimento merecido ao esforço e dedicação dos atletas, dos seus pais, treinadores, dirigentes, professores e todos os celoricenses, que têm dado o seu melhor para o desenvolvimento do BECA”, disse.

Foto: Município de Celorico de Basto

Maria José Marinho, vereadora com o Pelouro da Educação, Desporto e Juventude do município de Celorico de Basto, estava “orgulhosa de mais uma conquista deste clube que, em pouco tempo de atividade, se tornou já uma referência nacional na modalidade do Andebol, mas também de prática desportiva”, informa um comunicado da autarquia. “O projeto do BECA enche de orgulho a comunidade celoricense, que vê neste clube uma referência na articulação entre a prática desportiva e a escola. Queremos replicar este modelo em outras modalidades, potenciando o valor dos nossos atletas e fomentando a prática desportiva entre os mais jovens. Estão todos de parabéns por tudo o que até agora conquistaram e são boas as perspetivas para o futuro, o BECA é um clube especial, que a câmara municipal tem apoiado desde o primeiro momento e continuará a apoiar no futuro”, continuou.

Os troféus “O Minhoto” são uma organização da Direnor, que distingue todos os atletas, clubes e agentes desportivos do Minho.

O BECA foi fundado em 2012 e tem, atualmente, mais de 250 atletas, distribuídos por 15 equipas federadas e nove atletas que marcam presença em provas internacionais.